top of page

A escrita acadêmica do "homo academicus"​ (Parte 2)



Ao iniciar a jornada para desenvolver e aperfeiçoar a escrita de artigos acadêmicos você verá que será necessário ler vários artigos e pesquisas de sua área de interesse, visto que isso possibilitará conhecer são estruturados e como seus colegas fazem essa escrita. Dado que existem diferenças nos estilos e na forma de desenvolvimento e apresentação dos estudos nas diversas áreas do conhecimento.

As variações no estilo se relacionam, em geral, com as abordagens metodológicas e epistemológicas empregadas nos estudos, que - de modo muito sintético - podemos dizer seriam: estudo quantitativo ou qualitativo; teórico ou empírico. Ademais, também variações oriundas, por vezes, do método de análise utilizado, como, por exemplo: estatística descritiva, análise fatorial, análise de conteúdo, análise do discurso, história de vida, entre outros.

Entretanto, apesar das diferenças


entre a forma de realização, da vinculação epistemológica e da análise empregada, algo comum que encontraremos praticamente quase em todos os trabalhos de escrita do artigo será, em geral, o objetivo desse trabalho, destacar e divulgar os principais achados e contribuições para a sua área de conhecimento.

Os artigos para serem publicados nas revistas serão avaliados por colegas que atuam na área, designado como “avaliação por pares” ou double-blind review. É uma categoria de avaliação em que os avaliadores não identificam os autores do artigo, que se propõe a evitar favorecer ou desfavorecer os autores em casa de existir relação entre esses, quando pode existir simpática ou não.


Escolher a revista para qual vai encaminhar seu artigo é outro passo importante, que, por vezes, pode parecer algo simples, mas que exige também conhecer o campo e quem são os pesquisadores, ou seja, o homo academicus que habita esse espaço, sobre o qual falaremos no próximo artigo. Ademais, saber identificar o nível do artigo, o que considero não ser uma tarefa fácil, visto que é necessário conhecer o nível geral das publicações e de sua autocrítica sobre o seu trabalho e escrita - para isso sugerimos contar com o auxílio de colegas de sua área em quem você confie para realizar uma leitura crítica do trabalho. Na busca pela revista ideal será necessário identificar a adequação do seu artigo ao escopo dos temas que a revista prioriza e dedica maior espaço para publicar os trabalhos é outro ponto.

Aliás, os resultados da pesquisa - realizada previamente - e que não estamos abordando aqui, trata-se da base e propósito dessa escrita, logo, uma pesquisa bem preparada e estruturada, que tenha obtidos resultados e apresentado contribuições para o campo é o passo importante para se escrever um bom artigo. Os primeiros artigos serão mais difíceis, mas lembre-se que a prática o levará ao aperfeiçoamento, e, para isso, a leitura e participação em cursos e disciplinas que abordem essa escrita são sugestões para facilitar essa caminhada.


Você gostou e tem interesse pelo assunto? Quais e como foram suas primeiras experiências com a escrita acadêmica? Compartilhe conosco e comente sobre elas…

Comments


Rodilon T.-6.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

O que achou do site, das fotografias, dos textos dos e trabalhos apresentados neste espaço, deixe seus comentários e sugestões

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
bottom of page